Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Onde não existia médico

      Em minhas andanças, fazendo um trabalho de entomologia médica numa localidade distante. Umas 3 hrs de nossa cidade e percorrendo aproximadamente 2 hrs de estrada de terra. Mais precisamente na localidade de Cigana que pertence ao município de Cachoeira do Piriá, nordeste paraense. Me deparei com a única coisa bem estruturada do lugar: um PSF (posto de saúde que faz parte do Programa Saúde da Família). O lugarejo já esteve em situação bem mais precária do que a atual. Andei por duas ruas principais onde estão a maioria das casas e algumas pequenas travessas com poucas casas. Ao final da estrada que nos levou ao lugar está o Rio Gurupí, com suas águas quase verde, lindo de se ver!

     Rio Gurupí
      Ficamos em uma casa, ao lado da casa da ACS (Agente Comunitária de Saúde), a Marcia, e lá, fazíamos nossas refeições. Ela nos acolheu com carinho, embora passasse o dia nas suas visitas, não mediu esforços em nos ajudar. Tratei logo de colher informações sobre o seu trabalho ali. Tão diferente da realidade de nossa cidade. Mas muito eficaz para a sua realidade. O enfermeiro se desloca da capital do estado, Belém. Imagino que deva fazer o percurso até a localidade da Cigana no tempo de 5 hrs, mais ou menos, todas as terças. Ficando na localidade até quinta feira, quando então retorna para sua cidade. Já é um vencedor! Fizemos esse percurso com a vantagem de quase a metade de estrada e, sinceramente, não sei se teria a coragem de fazê-lo toda semana, como ele.
USF da Cigana
      Quanto á médico, é um pouco mais difícil, pelo acesso, pela dificuldade que muitos prefeitos tem em conseguir que estes se desloquem para tão longe. Mas de qualquer maneira o médico comparece, claro que com menos frequencia. Esqueci de perguntar sobre a odontóloga, mas a Márcia falou da sua presença na localidade, imagino que deva ir periodicamente também. Além disso tem técnicos 02 técnicos de enfermagem, 02 ACSs, Agente de Controle de Endemias, 01 Tecnico higiene bucal, Agente administrativo, Agente de serviços gerais. Bom, para um lugar tão distante eu digo que a comunidade está bem servida. Com uma equipe que sabe como proceder diante de uma situação de risco.
Equipe do PSF da Cigana
      Antes a malária era a dor de cabeça do lugar. Que surgiu de um assentamento e foi crescendo, embora a doença tenha afugentado muitas das famílias que ali chegaram para trabalhar na agricultura. Os que resistiram ainda estão lá para contar histórias nada agradáveis de relembrar. Quando tudo era mais difícil! Hoje a Equipe, administrada pelo município, trabalha na prevenção, junto á orgãos estadual. Fazendo o monitoramento para evitar que a malária volte a ser um problema. Além de trabalhar com vacinas para crianças e adultos, pré-natal, controle da diabetes e hipertensão, hanseníase, tuberculose, aleitamento materno, higiene bucal, planejamento familiar e etc...
      Dá para imaginar a importancia do Programa Saúde da Família, que está presente em lugares tão distantes e tão esquecidos por outros orgãos públicos. Uma USF (Unidade Saúde da Família) alí representa muito para aquelas famílias. Ali elas são valorizadas pelo cuidado, pela qualidade do atendimento e pela proximidade com a Equipe. Espero que ao visitá-los novamente, encontre outros pontos positivos à comunidade. E parabenizo essa Equipe guerreira que me fez ver que os problemas que a minha comunidade e a minha Equipe enfrentam são mínimos diante das dificuldaes da Cigana.

2 comentários:

  1. Eliana maravilhoso seu trabalho. Está nestas comunidades quase todas carentes e narrar de maneira a exaltar o esforço e trabalho ali realizado a duras penas, por pessoas simples que tem como grande força, o poder e a vontade de mudar. Dedicação e amor são suas bandeiras. Minha total admiração e parabéns a estas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras de força, amiga! Elas servem para nos fortalecer e fazer trabalhos cada vez melhores.

    Abração

    ResponderExcluir