Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sífilis: informe-se!


O que é Sífilis?

É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, o Treponema Pallidium. Esta bactéria tem a capacidade de promover a destruição de tecidos e inflamação crônica em quase todos os orgãos do corpo humano.

                                                                Como é transmitida?

Atraves da relação sexual, do contato direto e íntimo com as lesões infectadas da pele e mucosa se propagando para o indivíduo são. Pode também ser transmitido por beijo, caso haja no indivíduo transmissor alguma ferida.

Como é transmitida a Sífilis congênita?


A bactéria é transmitida ao feto pela placenta, desenvolvendo na criança a Sífilis congênita, causando cegueira, surdez, problemas nos ossos e retardamento mental. Pode haver também abortamento ou morte do bebê.

Quais os sinais e sintomas da doença?

A sífilis é uma doença traiçoeira, vai atacando o corpo aos poucos, muitas vezes sem provocar qualquer sinal ou sintoma ao seu portador. Para que se possa entender melhor, vamos ver de que forma ela se apresenta, identificando-a por fases:

PRIMEIRA FASE

- Aparecem úlceras nos lábios, na língua, nos orgãos genitais ou no bico do peito, a ferida não doi e some sem tratamento, mas o microbio continua no corpo.
- Inchaço indolor dos gânglios linfáticos próximos dos orgãos genitais;
OBS: Essas feridas podem aparece de 2 a 3 semanas depois da infecção.

SEGUNDA FASE

-  Essa fase se apresenta por manchas no corpo, nas palmas das mãos e na sola dos pés e por ínguas (caroços);
- Febre e mal estar;
- Dores musculares
- Inflamação de íris
;
OBS: Esses sinais e sintomas podem aparecer até 6 meses depois da infecção. Em algumas pessoas podem não apresentar a primeira e nem a segunda fase. Mas o microbio está silencioso dentro do organismo.

TERCEIRA FASE

- Essa fase é o resultado da ação destruidora do micróbio da sífilis, que por anos vem atacando o organismo da pessoa. Podendo prejudicar os ossos, coração, a mente (provocando psicoses ou ataques de loucura), aleijo, doenças do coração ou até mesmo a morte.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito com antibióticos eficazes na primeira e terceira fase da doença. Na terceira, o remédio mata o micróbio da sífilis, mas não conserta os estragos que ele causou no corpo.

-Como descobrir se está infectado?

Através do exame laboratorial chamado VDRL.

UM RECADO ÀS GRÁVIDAS

Iniciar o pré natal o mais cedo possível, para que se possa fazer todos os exames, inclusive o VDRL, afim de saber se tem a sífilis ou não. Nos casos positivos a grávida inicia o tratamento imediatamente. O bebê receberá o medicamento através da placenta, assim não nascerá com a doença. Exceto no caso da descoberta tardia, então o bebê nascerá com sífilis e terá que ser tratado logo após o seu nascimento.
  
                                                              USE CAMISINHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário