Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Higienização oral

ESCOLHA DA ESCOVA

Ao contrário do muitos pensam, a escova ideal não é aquela que tem cerdas duras, pois estas, ao longo do tempo, podem remover o esmalte do dente. O ideal são as escovas de cerdas macias, tamanho médio e cabeça arredondada. Que facilitará a escovação evitando machucar a gengiva.
Deve-se trocar a escova pelo menos a cada três meses, mas se antes desse período perceber que as cerdas estão danificadas é aconselhável trocar imediatamente.

ESCOLHA DO CREME DENTAL

O ideal é que seja feito um rodízio de pastas, evitando sempre as pastas mais abrasivas (substancia que ajuda a remover as manchas dos dentes) e utilizando aquelas com flúor. 
Existem 4 tipos de pastas:
- creme dental
- creme dental com micropartículas
- Gel dental
- Gel dental com micropartículas
Os cremes dentais não machucam a gengiva e não desgastam o esmalte dos dentes. As micropartículas são compostas de agentes clareadores, antibacterianos e removedores de manchas. Para saber se um creme dental contem muito abrasivo, coloque uma pequena porção entre os dedos. Se sentir tipo grãos de areia é sinal que contem muito abrasivo, então evite o uso em excesso.

COMEÇANDO A ESCOVAÇÃO

Apenas para lembrar, coloque uma pequena porção de creme dental na escova e não coloque a escova debaixo da água depois que estiver com o creme, isso fará com que parte do flúor se perca. Mais importante do que a escolha do creme dental é a forma certa de escovar os dentes que se  faz mais importante.

COMO ESCOVAR CORRETAMENTE

Nos dentes inferiores deve-se deslizar a escova de baixo para cima, no mínimo cinco vezes para cada dente.

Nos dentes superiores desliza-se a escova de cima para baixo, posicionando as cerdas da escova na área entre as bordas da gengiva e o dente num ângulo de 45°.

Na parte de trás dos dentes superiores, inclina-se a escova, como na figura.


Curva-se o fio dental sobre a superfície de cada dente, formando um C, fazendo um movimento de vai-vem no sentido gengiva-dental.


OBS: Importante escovar os dentes sempre após as refeições e à noite, ao deitar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário