Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dengue: uma responsabilidade em nossas mãos

Aedes Aegypti é o nome do mosquito transmissor da Dengue. Originário da África é também responsável pela Dengue Emorrágica e pela febre amarela. Mais escuro e menor do que o pernilongo e rajado de branco nas pernas e no corpo. Seu ciclo de vida apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.. Vive em média 30 a 35 dias.
Seu ovo pode sobreviver até 450 dias (1 ano e 2 meses), mesmo que o local onde ele tenha sido depositado fique seco. Ao receber água novamente, o ovo fica ativo transformando-se em larva, pupa e atingindo a fase adulta dentro de 2 a 3 dias. Na necessidade de depositar seus ovos a fêmea pode voar até 3 kilômetros a procura de água e até uma pequena tampinha de garrafa, casca de ôvo e outro objetos pequenos que acumulem água são usados por esse mosquito para esse fim.

Somente a fêmea transmite a doença, por se alimentar de sangue afim de garantir a maturação de seus ovos. O macho se alimenta apenas de seivas das plantas.
O mosquito é um vetor, ou seja, apenas transporta o vírus da Dengue. Quando esse vetor portando o vírus pica uma pessoa sadia, este vírus entra no sangue. Depois de 3 a 15 dias, a doença começa a se manifestar. Se a pessoa doente for picada por um mosquito que não tenha o vírus, este mosquito vai se tornar um portado e transmitirá a a doença ao picar uma outra pessoa sadia. A isso se chama de cadeia de transmissão,
Existem 4 tipos diferentes de vírus: DEN 1, DEN 2, DEN 3 E DEN 4. A  pessoa que pega a doença adquire um desses tipos. Se contrair a doença outras vezes, aumenta a chance de desenvolver a Dengue Hemorrágica.

                                    AS DUAS FORMAS DA DENGUE

DENGUE CLÁSSICA: Dura em média 5 a 7 dias e seus sintomas são dor de cabeça, no fundo dos olhos e juntas; fraqueza; náusea, vômitos; manchas vermelhas na pele.

DENGUE HEMORRÁGICA: Sintomas iguais aos da Dengue Clássica e maissangramento de gengivas e narinas; fezes escuras; pontos ou manchas vermelhas na pele; doe abdominal intensa e contínua; vômitos frequentes e tonteiras; diminuição da diurese (urina); dificuldade para respirar.
A melhor maneira de prevenir é evitar que o mmosquito se prolifere, interrompendo seu ciclo de reprodução. Então é só recolher recipientes que possam acumular água, tais como: garrafas, tampas, caixas d'água mal tampadas, calhas, pneus e etc.
Ao sentir algum dos sintomas, é importante se dirigir ao Posto de Saúde para que possa ser feito os exames. Se confirmado, o caso será imediatamente notificado. Isso servirá para o controle dos orgãos de saúde, afim de que se possa executar ações de prevenção.




VAMOS INTERROMPER ESSA CADEIA DE TRANSMISSÃO?

2 comentários:

  1. Obrigado por suas preciosas informações sobre o: "Aedes Aegypti é o nome do mosquito transmissor da Dengue. Originário da África é também responsável pela Dengue Emorrágica e pela febre amarela." Que tem afetado determinadas regiões do Brasil, mas que também muito tem-se feito de divulgação e prevenção no intuito de frear os maléficos danos causados por este mosquito tão bem descritos em sua postagem aqui editada, valeu por indicar seu novo blog que comecei de pronto a seguir e estarei indicando nas redes sociais aqui indicadas!

    ResponderExcluir
  2. Eliana minha amiga,

    Por mais que que sejam feitas campanhas o povo deve se conscientizar que é pela própria saúde a responsabilidade da prevenção, dos cuidados, da necessidade de estarem se certificando dos critérios que ajudam o mosquito a se proliferar e interromper esta praga .Não podemos esperar apenas que oa agentes da saúde façam o que é de nossa inteira obrigação e conscientização.

    Sua postagem com certeza é riquíssima e bem detalhada ..

    Beijos e bom final de semana pra você

    ResponderExcluir