Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como prevenir o câncer da mama

  CONHECENDO A MAMA

   A mama (ou seio) é formada por glândulas produtoras de leite, gordura, pele e tecido de sustentação; e, como qualquer orgão, possue vasos sanguineos e nervos. Trata-se de um órgão muito delicado e sensível.
     Os tecidos das mamas são estimulados pelos hormônios produzidos pelos ovários: os estrogênios e a progesterona. Todos os meses, os seios apresentam pequenas modificações ao longo do ciclo: aos poucos vão aumentando de volume, ficam mais pesados, mais tensos e mais sensíveis ao tato. A intensidade destes sintomas varia de mês a mês, e de uma pessoa para a outra. Com a chegada da menstruação voltam para o seu estado inicial.
    Se a mulher engravida, as alterações acentuam-se, os seios aumentam muito de volume, as glândulas multiplicam-se, preparando-se para a sua função principal: a amamentação, que ocorrerá após o nascimento do bebê.
    É muito comum as mulheres apresentarem, em alguma fase de sua vida, maior sensibilidade a níveis hormonais normais ou aumentados, e alterações nos tecidos das mamas, que podem ficar encaroçadas, doloridas, tensas, fibrosas e até com nódulos e cistos. A esse quadro muito variável em grau e intensidade, dá-se o nome genético de displasia mamária.Ela deve ser tratada pelo ginecologista, porém não significa uma prédisposição para o câncer de mama. As displasias muito intensas, com aspécto suspeito, diagnosticado por biópsia, merecem atenção especial.
   Alguns medicamentos produzem alterações nas mamas, como os hormônios e os tranquilizantes. Tais mudanças são passageiras e desaparecem com a interrupção do uso do medicamento. Até o momento, não há evidencias da associação entre anticoncepcionais e o desenvolvimento de câncer de mama.

ENTENDENDO O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER

   Quando as células de um tecido multiplicam-se em número ou em ritmo maior que o natural, pode-se formar um tumor, benígno ou malígno.
   O tumor malígno ou câncer, com seu crescimento desorganizado, podem invadir os tecidos vizinhos e espalhar-se pelo organismo.

DIAGNÓSTICO DE CAROÇO MALÍGNO

- Mamografia: um tipo especial de radiografia. Ela permite diagnosticar tumores antes mesmo de serem palpáveis;
- A ultrassonografia: avalia e tira dúvidas quanto à consistencia de um tumor: se é sólido ou se contem líquido;
- A biópsia: pode ser feita por punção, através de uma agulha fina ou por cirurgia com anestesia local, que retira o tumor por exame ao microscópio.

ALTO EXAME, UMA AJUDA PRECIOSA

OBSERVAÇÃO

   É muito importante as mulheres adquirirem o hábito de se olhar e se tocar. Assim será mais fácil identificar alguma alteração aparente em seu corpo.
   De pé, fique a frente de um espelho, braços caídos, observe se há algumas saliência ou retração no seio. Observe tambem se a pele não está enrrugada, com aparencia de casca de laranja, locais avermelhados. Mude a posição dos braços, para cima e faça a mesma observação. Depois, com as mãos na cintura, contraindo os músculos. Faça a mesma observação.

PALPAÇÃO
   Deitada, com um dos braços ao longo do corpo, deslize os dedos pelo seio em movimentos circulares, até bem próximo às axilas. Repita os mesmos movimentos, desta vez com o braço levantada e olocado em baixo da cabeça. Depois faça a mesma coisa do outro lado do seio.
   Essa observação pode ser feita também durante o banho, com os seio ensaboados e com os braços levantado.

OBS: Faça o auto exame da mama sempre de sete a dez dias após a menstruação, contados a partir da data em que ficou boa. Este exame não substitui os exames feitos em laboratórios. Mas é importante para servir de alerta, caso alguma alteração seja percebida por você.