Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Hepatites B e C são doenças silenciosas


As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Em alguns casos ocorrem fadiga, falta de apetite,, enjoo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes embranquiçadas. Somente com exames de sangue específicos é possível saber se você está ou não com hepatite.

COMO SE PREVENIR DAS HEPATITES B e C

- Evite contato direto com o sangue. Não compartilhe materiais como: seringas, agulhas, canudos e cachimbos para o uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas e alicates de cutículas.
- Todo material para tatuagens, piercings e manicure devem ser individual ou esterirlizado.
- Use camisinha sempre
- As gestantes também precisam fazer o teste no pré-natal.

CONTRA A HEPATITE B TEM VACINA

Uma forma de prevenção contra a hepatite B é a vacina. São 3 doses. A vacina está disponivel no SUS a todos até 24 anos. Acima dessa idade ela também é oferecida em outras situações, por exemplo:
- Manicure
- Usuários de drogas
- Hemofílicos
- Profissionais do sexo
- Homens que fazem sexo com homens
- Pacientes que fazem hemodiálise
- Portadores do vírus da hepatite C.
- Portadores do HIV
- Bombeiros
- Policiais
- Profissionais de saúde















segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DST: Gardnerella

Essa vaginite (inflamação da vagina) é causada por uma bactéria chamada Gardnerella vaginalis, adquirida atraves de relação sexual. No homem, essa bacteria não causa sinais e sintomas, mas na mulher sim.
Na vagina habitam diversas bactérias, boas e ruins. Portanto há um certo equilibrio nesta região que dificulta o aparecimento de doenças. Em torno de 95 por cento de bactérias benéficas, chamadas de lactobacilos, habitam esse orgão. O desequilíbrio acontece quando há  a diminuição desses lactobacilos, causados por diversos fatores. Então crescerá o numero da população de outras bacterias, entre elas a Gardnerella. Daí fica mais claro pra que possamos entender porque algumas doenças não se manifestam se temos o agente causador no nosso organismo. Como estamos falando especificamente da Gardnerella, vamos nos prender a ela.
                                            
SINAIS E SINTOMAS

No homem:
- Os homens são assintomáticos nessa infecção, ou seja, não aparece sinais ou sintomas.

Na mulher:  
- Corrimento intenso, amarelado ou acizentado, com forte odor que se assemelha ao odor de peixe estragado. Esses sinais podem aumentar após a relação sexual ou durante a menstruação.

FATORES DE RISCO

- Multiplos parceiros sexuais
- Dulcha vaginal com frequencia, por estar eliminando também os lactobacilos
- Uso frequente de alguns antibióticos, pelo mesmo motivo citado acima.

TRATAMENTO

É feito através de antibiótico específico para essa vaginite, receitado pelo médico. É importante que o casal faça o tratamento, pois como vimos acima, o homem não sente nada, mas está infectado pela bactéria.
É importante também fazer o tratamento certo, seguindo os horários, a dose e os dias determinado pelo médico. Caso contrário, você vai estar interrompendo o tratamento por achar que já está curado, por não estar mais com os sinais da doença. Quando na verdade esses sinais sumiram apenas pela diminuição das bactérias. Então, o medicamento estará eliminando a superpopulação da bactéria, desde que tomado na forma certa.

PREVENÇÃO

- Consiste em evitar relações sexuais com vários parceiros e parceiros desconhecidos.
- Usar a camisinha, evitando a infestação pela bactéria.

              LEMBRE-SE!

- O consumo de iogurte com lactobacilos não é eficaz na prevenção por se tratarem de lactobacilos diferentes.
- O diagnóstico seguro está no resultado de um exame laboratorial de secreção vaginal ou no resultado de um preventivo.
- Não tomar medicamentos por conta própria. Algumas vaginites são causadas por bactérias, mas outras são por fungos, vírus e protozoários. Portanto, a cada um desses germes é dado um tratamento diferente.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sífilis: informe-se!


O que é Sífilis?

É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, o Treponema Pallidium. Esta bactéria tem a capacidade de promover a destruição de tecidos e inflamação crônica em quase todos os orgãos do corpo humano.

                                                                Como é transmitida?

Atraves da relação sexual, do contato direto e íntimo com as lesões infectadas da pele e mucosa se propagando para o indivíduo são. Pode também ser transmitido por beijo, caso haja no indivíduo transmissor alguma ferida.

Como é transmitida a Sífilis congênita?


A bactéria é transmitida ao feto pela placenta, desenvolvendo na criança a Sífilis congênita, causando cegueira, surdez, problemas nos ossos e retardamento mental. Pode haver também abortamento ou morte do bebê.

Quais os sinais e sintomas da doença?

A sífilis é uma doença traiçoeira, vai atacando o corpo aos poucos, muitas vezes sem provocar qualquer sinal ou sintoma ao seu portador. Para que se possa entender melhor, vamos ver de que forma ela se apresenta, identificando-a por fases:

PRIMEIRA FASE

- Aparecem úlceras nos lábios, na língua, nos orgãos genitais ou no bico do peito, a ferida não doi e some sem tratamento, mas o microbio continua no corpo.
- Inchaço indolor dos gânglios linfáticos próximos dos orgãos genitais;
OBS: Essas feridas podem aparece de 2 a 3 semanas depois da infecção.

SEGUNDA FASE

-  Essa fase se apresenta por manchas no corpo, nas palmas das mãos e na sola dos pés e por ínguas (caroços);
- Febre e mal estar;
- Dores musculares
- Inflamação de íris
;
OBS: Esses sinais e sintomas podem aparecer até 6 meses depois da infecção. Em algumas pessoas podem não apresentar a primeira e nem a segunda fase. Mas o microbio está silencioso dentro do organismo.

TERCEIRA FASE

- Essa fase é o resultado da ação destruidora do micróbio da sífilis, que por anos vem atacando o organismo da pessoa. Podendo prejudicar os ossos, coração, a mente (provocando psicoses ou ataques de loucura), aleijo, doenças do coração ou até mesmo a morte.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito com antibióticos eficazes na primeira e terceira fase da doença. Na terceira, o remédio mata o micróbio da sífilis, mas não conserta os estragos que ele causou no corpo.

-Como descobrir se está infectado?

Através do exame laboratorial chamado VDRL.

UM RECADO ÀS GRÁVIDAS

Iniciar o pré natal o mais cedo possível, para que se possa fazer todos os exames, inclusive o VDRL, afim de saber se tem a sífilis ou não. Nos casos positivos a grávida inicia o tratamento imediatamente. O bebê receberá o medicamento através da placenta, assim não nascerá com a doença. Exceto no caso da descoberta tardia, então o bebê nascerá com sífilis e terá que ser tratado logo após o seu nascimento.
  
                                                              USE CAMISINHA!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Gripe e Resfriado: expressiva diferença

O QUE É RESFRIADO?

O resfriado é uma infecção que pode ser desencadeada por vários tipos de vírus, os sintomas iniciais são coriza, dores leves no corpo, frebe baixa, espirro que, muitas vezes é confundido com renite alérgica. Os sintomas não vão além disso. Ao contrário do que pensam os mais antigos, o resfriado não é a fase inicial da gripe. Tres a cinco dias é o tempo máximo da infecção.

O QUE É A GRIPE?
  
A gripe é uma infecção causada especificamente pelo vírus Influenza. Os sintomas iniciais se assemelham ao resfriado, mas logo se diferencia. As dores no corpo são mais intensas, afetando principalmente as juntas, febre alta, náuseas, congestionamento das vias respiratórias, inflamação dos olhos e comprometimento do sistema imunológico, facilitando a manifestação de outras doenças, como a pneumonia e a menigite. É contagiosa e pode levar à morte por conta das complicações que podem surgir.

COMO PREVENIR

Em ambas, evitar ambientes fechados, para a gripe deve-se tomar a vacina todos os anos, pois o Influenza é um vírus mutante, aparecendo de forma diferente cada ano. Melhorar  a defesa do corpo com uma boa alimentação tambem é uma boa medida.

TRATAMENTO

A única coisa capaz de combater esses vírus são nossos anticorpos. Portanto, não existe remédios para gripes ou resfrados. Mas podemos melhorar nossa resistencia com uma boa alimentação, muito líquido para ajudar a saída das secreções causadas pela infecção, facilitando a saída dos vírus do organismo. e repouso Alguns analgésicos podem ser tomados apenas para aliviar o mal estar causado pela febre, mas só isso!

CHAZINHO CASEIRO

Bem, como falei, não existem remédios para gripes ou resfriados. Mas os chás podem ajudar a manter a temperatura do organismo mais quente, coisa que o vírus dessas infecções não gosta. Então, no momento de tomar aquele analgésico para aliviar o seu mal estar, tome-o acompanhado de um chá. Aqui vai uma receitinha.

- coloque umas duas colheres de açúcar e 1/4 de uma cebola, com casca, coloque em uma panelinha e deixe o açucar derreter e começar a ficar amarelo.
- coloque uma xícara de água e espere começar a ferver.
- desligue o fogo e coloque meio limão, esprema e coloque a casca junto, no chá.
- tampe e deixe por uns cinco minutos. Tome em seguida.

OBS: DIABÉTICOS NÃO DEVEM USAR ESSE CHÁ!


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Crônicas da Saúde: Caso perdido

 Este poderia ser mais um relato de um caso perdido, como tantos outros que nos deparamos nos noticiários sensasionalistas. E foi essa a impressão que tive quando fiz a primeira visita domiciliar a uma mulher grávida em uma ``biqueira`` (casa de protituição e consumo de drogas), na favela em que atuo como Agente Comunitária de Saúde. Foram cinco visitas até o meu primeiro contato direto com ela, que me recebeu em trajes íntimos, ainda sob o efeito da droga e do álcool, consumidos durante a noite de trabalho às margens da rodovia em que fazia programa. Ostentava uma barriga que sugeria aproximadamente cinco meses de gestação de mais um filho sem pai, filho da Raposo Tavares, como elas mesmas definem as crianças que são concebidas nos programas feitos nas rodovias.
Foi com muita compreensão e carinho que a abordei, pois já sabia, por intuição, que ali estava um grande desafio profissional a ser enfrentado. Eu lhe fiz poucas perguntas e ofereci a minha companhia até uma Unidade de Saúde da Família pra uma consulta de pré-natal. Não tive sucesso, porém consegui que ela aceitasse minha visita para acompanhar a gestação, desde que tivesse autorização do dono  da ``biqueira``.
E lá fui eu negociar com o traficante a permissão.
permissão concedida, voltei no dia seguinte, à tarde, para que ela tivesse tempo de se recuperar dos excessos da noite.
Novo convite, dessa vez, uma resposta positiva. Um lampejo de esperança. Apesar de não saber exatamente o tempo da gravidez, ela queria ouvir o coração do bebê, e eu me apeguei nesse desejo para levá-la à Unidade.
Às duas horas da tarde estava em seu portão com duas sacolas na mão. Uma de comida e outra de roupa, pois ela se queixava de fome e de não ter o que vestir para ir à consulta. Depois de um banho no vizinho e de comer o pão que eu havia levado, ela se vestiu e saiu sob o olhar curioso de toda uma rua que acreditava ser ela realmente um caso perdido.
Ouvimos o coração do bebê e essa história poderia começar daqui, pois foi nesse exato momento que eu tive certeza de que ela mudaria. Foi atendida pela enfermeira e revelou, enfim, o seu verdadeiro nome. Nascia ali uma cidadã brasileira. Aceitou que agendássemos os exames. Sentiu-se grávida pela primeira vez desde que concebeu aquela vida.
Na manhã seguinte, colheu sangue dentro da ``biqueira``. Eu estava lá, na hora marcada e com a autorização do traficante, que não me via como uma ameaça aos seus negócios. Também cheguei cedo no dia em que eu a levaria para fazer a primeira ultrassonografia, mas ela foi mais rápida e já me aguardava no portão. Foi a primeira vez que não precisei chamá-la, ela já esperava por mim. Naquele dia choramos juntas quando vimos as imagens, que mais pareciam borrões na tela do aparelho de ultrassom. Maria Vitéria chupava dedo dentro da barriga pontiaguda do meu ``caso perdido``. Maria Vitória foi o nome que escolhemos no momento em que descobrimos que uma menina viria ao mundo em mais mais ou menos 13 semanas.
Comprei pão e a levei de volta à ``biqueira``, não tínhamos outra opção. Mas eu sentia que dentro dela algo havia mudado e não seria ali que teria sua filha. Por isso não me surpreendi quando, na manhã seguinte ao ultrassom, instalou-se na casa de uma amiga e permaneceria lá até que sua filha nascesse.. Ela estava mudando, queria ser mãe. Querendo ser gente, como ela mesma dizia. E eu acreditava, tinha que acreditar, mesmo sabendo que das drogas ela ainda não abriria mão.
A sífilis diagnosticada nos exames exigiu da Equipe ação imediata, porém não foi fácil convencê-la a receber o tratamento doloroso para combater a doença, e o parto aconteceu antes que esse tartamento fosse concluido. O que obrigou tratarmos Maria Vitória de sífilis congênita por 14 dias. Foi difícil convencê-la a permitir que seu bebê permanecesse hospitalizado para receber tratamento, mas o instinto de mãe é soberano. Então ela o acompanhou até o dia da alta, de onde elas saíram direto para uma Casa Abrigo Municipal.
Dez dias depois, mãe e filha, portando todos os documentos providenciados pela Assistencia Social, entraram em um carro do Conselho Tutelar e partiram. Não me despedi delas, não pude. Mas a alegria de saber que estavam a caminho de casa, para reencontrar a família, deixada há muitos anos por causa das drogas, ainda guardo no coração. Meu caso não era mais perdido. Hoje, nove meses depois, mãe e filha moram em uma cidadezinha no Estado do Paraná e estão lutando com a vida. Estão se saindo bem.
Ela está aprendendo a ser mãe da Vitória. Não usa mais drogas, não se prostitui, cuida de seu bebê, que cresce como toda criança deve crescer. E eu aprendi que não existem casos perdidos, enquanto acreditarmos  que com muita paciencia, perseverança e muito trabalho, nós, Agentes de Saúde, podemos fazer Saúde da Família.
OBS: Relato à Revista SAÚDE DA FAMÍLIA 25, publicação do Ministério da Saúde, da Agente de Saúde Cátia Auxiliadora Ribeiro, da ESF Progresso, da Secretaria de Saúde de Assis, São Paulo.

Atualmente o Brasil conta com o número de 204 mil ACS atuando nas zonas urbanas e rurais de todo Brasil, imagine cada ACS com uma história como essa?


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dengue: uma responsabilidade em nossas mãos

Aedes Aegypti é o nome do mosquito transmissor da Dengue. Originário da África é também responsável pela Dengue Emorrágica e pela febre amarela. Mais escuro e menor do que o pernilongo e rajado de branco nas pernas e no corpo. Seu ciclo de vida apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.. Vive em média 30 a 35 dias.
Seu ovo pode sobreviver até 450 dias (1 ano e 2 meses), mesmo que o local onde ele tenha sido depositado fique seco. Ao receber água novamente, o ovo fica ativo transformando-se em larva, pupa e atingindo a fase adulta dentro de 2 a 3 dias. Na necessidade de depositar seus ovos a fêmea pode voar até 3 kilômetros a procura de água e até uma pequena tampinha de garrafa, casca de ôvo e outro objetos pequenos que acumulem água são usados por esse mosquito para esse fim.

Somente a fêmea transmite a doença, por se alimentar de sangue afim de garantir a maturação de seus ovos. O macho se alimenta apenas de seivas das plantas.
O mosquito é um vetor, ou seja, apenas transporta o vírus da Dengue. Quando esse vetor portando o vírus pica uma pessoa sadia, este vírus entra no sangue. Depois de 3 a 15 dias, a doença começa a se manifestar. Se a pessoa doente for picada por um mosquito que não tenha o vírus, este mosquito vai se tornar um portado e transmitirá a a doença ao picar uma outra pessoa sadia. A isso se chama de cadeia de transmissão,
Existem 4 tipos diferentes de vírus: DEN 1, DEN 2, DEN 3 E DEN 4. A  pessoa que pega a doença adquire um desses tipos. Se contrair a doença outras vezes, aumenta a chance de desenvolver a Dengue Hemorrágica.

                                    AS DUAS FORMAS DA DENGUE

DENGUE CLÁSSICA: Dura em média 5 a 7 dias e seus sintomas são dor de cabeça, no fundo dos olhos e juntas; fraqueza; náusea, vômitos; manchas vermelhas na pele.

DENGUE HEMORRÁGICA: Sintomas iguais aos da Dengue Clássica e maissangramento de gengivas e narinas; fezes escuras; pontos ou manchas vermelhas na pele; doe abdominal intensa e contínua; vômitos frequentes e tonteiras; diminuição da diurese (urina); dificuldade para respirar.
A melhor maneira de prevenir é evitar que o mmosquito se prolifere, interrompendo seu ciclo de reprodução. Então é só recolher recipientes que possam acumular água, tais como: garrafas, tampas, caixas d'água mal tampadas, calhas, pneus e etc.
Ao sentir algum dos sintomas, é importante se dirigir ao Posto de Saúde para que possa ser feito os exames. Se confirmado, o caso será imediatamente notificado. Isso servirá para o controle dos orgãos de saúde, afim de que se possa executar ações de prevenção.




VAMOS INTERROMPER ESSA CADEIA DE TRANSMISSÃO?