Pesquisar este blog

sábado, 14 de janeiro de 2012

Gripe e Resfriado: expressiva diferença

O QUE É RESFRIADO?

O resfriado é uma infecção que pode ser desencadeada por vários tipos de vírus, os sintomas iniciais são coriza, dores leves no corpo, frebe baixa, espirro que, muitas vezes é confundido com renite alérgica. Os sintomas não vão além disso. Ao contrário do que pensam os mais antigos, o resfriado não é a fase inicial da gripe. Tres a cinco dias é o tempo máximo da infecção.

O QUE É A GRIPE?
  
A gripe é uma infecção causada especificamente pelo vírus Influenza. Os sintomas iniciais se assemelham ao resfriado, mas logo se diferencia. As dores no corpo são mais intensas, afetando principalmente as juntas, febre alta, náuseas, congestionamento das vias respiratórias, inflamação dos olhos e comprometimento do sistema imunológico, facilitando a manifestação de outras doenças, como a pneumonia e a menigite. É contagiosa e pode levar à morte por conta das complicações que podem surgir.

COMO PREVENIR

Em ambas, evitar ambientes fechados, para a gripe deve-se tomar a vacina todos os anos, pois o Influenza é um vírus mutante, aparecendo de forma diferente cada ano. Melhorar  a defesa do corpo com uma boa alimentação tambem é uma boa medida.

TRATAMENTO

A única coisa capaz de combater esses vírus são nossos anticorpos. Portanto, não existe remédios para gripes ou resfrados. Mas podemos melhorar nossa resistencia com uma boa alimentação, muito líquido para ajudar a saída das secreções causadas pela infecção, facilitando a saída dos vírus do organismo. e repouso Alguns analgésicos podem ser tomados apenas para aliviar o mal estar causado pela febre, mas só isso!

CHAZINHO CASEIRO

Bem, como falei, não existem remédios para gripes ou resfriados. Mas os chás podem ajudar a manter a temperatura do organismo mais quente, coisa que o vírus dessas infecções não gosta. Então, no momento de tomar aquele analgésico para aliviar o seu mal estar, tome-o acompanhado de um chá. Aqui vai uma receitinha.

- coloque umas duas colheres de açúcar e 1/4 de uma cebola, com casca, coloque em uma panelinha e deixe o açucar derreter e começar a ficar amarelo.
- coloque uma xícara de água e espere começar a ferver.
- desligue o fogo e coloque meio limão, esprema e coloque a casca junto, no chá.
- tampe e deixe por uns cinco minutos. Tome em seguida.

OBS: DIABÉTICOS NÃO DEVEM USAR ESSE CHÁ!


4 comentários:

  1. Ei Eliana,

    Amiga, confesso que eu sempre disse estar gripada estando resfriada e vice versa, não sabia que havia diferenças, rsrs, interessante,agora este chazinho de cebola horrível realmente é um um excelente remédio, isto garanto rsrs....

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só você não, amiga! Muitas pessoas acham a mesma coisa. Mas olha, te garanto que o gosto do chá não é ruim, e olha que eu detesto cebolas! Bjs

      Excluir
  2. Oi, gostei muito das dicas. Concordo com a questão da alimentação, acrescentei sucos de frutas e vitaminas ao meu cardápio e há tempos não pego gripe. Adorei a receita do chá, vou anotar, minha avó também fazia, só que com alho. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. oi amiga quanta gente não sabe é muita boa esta dica obrigado tenha uma boa tarde.

    ResponderExcluir